A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que investiga o desvio de recursos de emendas parlamentares em municípios da Bahia. A operação visa apurar irregularidades relacionadas a emendas do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), embora o parlamentar não seja um dos alvos dos mandados cumpridos nesta manhã.
Entre os alvos da operação estão familiares do deputado, incluindo seu irmão, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, prefeito de Campo Formoso, e o primo, vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, ambos da mesma cidade. A PF também investiga Amaury Albuquerque Nascimento, ex-assessor de Elmar. As investigações apontam que o grupo é suspeito de manipulação de licitações e desvios de recursos públicos, além de tentativas de obstrução das investigações.
Durante as buscas na residência do vereador Francisco, a PF encontrou dinheiro em espécie escondido dentro de um sapato. Embora o valor não tenha sido apreendido por ser inferior a R$ 10 mil, o vereador deverá justificar a origem do montante à Justiça. No total, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Brasília, Salvador e nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João e Petrolina.