A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 17, a quinta fase da Operação Overclean, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esta fase da operação visa investigar manipulação de licitações e desvio de recursos públicos de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso, na Bahia.
Os mandados foram cumpridos em diversas localidades, incluindo Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João, Petrolina e Brasília. O STF também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias dos investigados, a fim de preservar os recursos para um possível retorno aos cofres públicos. Os alvos da operação podem responder por crimes como organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
Entre os investigados estão o prefeito de Campo Formoso, Elmo Aluízio Vieira do Nascimento, e seus familiares, que são suspeitos de envolvimento em fraudes licitatórias e desvio de recursos. Amaury Albuquerque Nascimento, primo do deputado federal Elmar Nascimento, e Francisco Nascimento, ex-vereador, também estão entre os alvos. A operação ainda mira o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, que deixou o cargo em meio a investigações.
A Operação Overclean, que teve início em dezembro de 2024, busca desarticular uma organização criminosa com um prejuízo estimado em mais de R$ 1 bilhão. A ação é conduzida pela PF em parceria com o Ministério Público Federal, a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União, com apoio da agência americana Homeland Security Investigations.