A Polícia Civil do Pará, em colaboração com as polícias do Mato Grosso e do Rio de Janeiro, deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Oliveira, visando desarticular um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes pela internet, especialmente a fraude do 'falso parente'. A ação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.
As investigações tiveram início após um casal de idosos ser lesado em mais de R$ 50 mil. A partir desse caso, a polícia identificou uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas e na ocultação de patrimônio, utilizando contas bancárias de terceiros obtidas de forma ilícita.
Durante a operação, que mobilizou mais de 50 agentes, foram realizadas diligências nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, além de Niterói, no Rio de Janeiro. Diversos aparelhos eletrônicos foram apreendidos, o que deve auxiliar na identificação dos envolvidos e na análise do patrimônio do grupo. A Justiça também determinou o bloqueio das contas bancárias dos suspeitos, visando reparar os danos causados às vítimas.