Uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) resultou na apreensão de 19 motocicletas no bairro Cascatinha, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, durante o último fim de semana. A ação, realizada entre os dias 12 e 13 de outubro, visou coibir manobras perigosas e outras infrações de trânsito praticadas por condutores na região.
De acordo com a GCM, oito motocicletas foram apreendidas na noite de sábado e 11 no domingo. Todos os veículos foram levados para o depósito municipal, situado no bairro Morin. O comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira, destacou que a operação foi planejada com o apoio do setor de inteligência da Guarda, que monitorou as áreas para identificar infratores antes da ação.
Além das manobras irregulares, a operação também flagrou outras infrações, como a falta do uso de capacete e equipamentos de proteção, som alto e motos estacionadas sobre a calçada nas proximidades da Praça de Cascatinha. As manobras perigosas são consideradas infrações gravíssimas segundo o Código de Trânsito Brasileiro, com penalidades que incluem multa, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.