Na tarde do último domingo (27), uma operação conjunta entre a Prefeitura de Petrolina e a Polícia Militar resultou na apreensão de 48 bicicletas motorizadas em diversos pontos da cidade, localizada no Sertão de Pernambuco. Os veículos foram encaminhados ao pátio da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla).
Além da apreensão, foram emitidos 45 termos de compromisso, documentos assinados pelos responsáveis dos menores que estavam utilizando os veículos. A ação teve como objetivo coibir o uso inadequado de bicicletas adaptadas com motor por crianças e adolescentes, uma prática que configura infração de trânsito, segundo a administração municipal.
A operação contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal, da Vara da Infância e da Juventude de Petrolina, do Ministério Público, além do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIESP) e do 5° Batalhão da Polícia Militar (5° BPM). A Prefeitura informou que a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança foi responsável pelo levantamento das informações sobre os locais de maior circulação dessas bicicletas, o que contribuiu para a eficácia da ação.
A nova resolução do Contran, que regulamenta o uso de bicicletas elétricas e ciclomotores, já está em vigor e estabelece que ciclomotores devem trafegar apenas nas ruas, com exigência de placa, licenciamento e habilitação específica para os condutores, com prazo até o fim de 2025 para adequação.