Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil do Piauí deflagrou uma operação que visa prender 29 pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa envolvida em atividades como tráfico de drogas, roubo de veículos e tentativa de homicídio. Dentre os alvos, 28 são mulheres, conforme informações do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de uma mulher identificada como 'Malévola', em fevereiro de 2024, na Zona Sudeste de Teresina. Na ocasião, ela foi detida com drogas, um veículo roubado e materiais que indicavam a existência de uma estrutura criminosa composta majoritariamente por mulheres, com funções específicas e atuação coordenada.
Durante a apuração, a polícia descobriu que uma das principais lideranças femininas da organização era companheira de Marcelo Aparecido Brandão, conhecido como 'Visionário', que foi preso na Operação Draco 117 em maio de 2024, em São Raimundo Nonato. A operação atual busca cumprir mandados de busca e apreensão em 45 endereços relacionados aos investigados em diversas cidades do estado, incluindo Teresina, Parnaíba e Picos.