A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou destaque em veículos internacionais como CNN, Fox News e Reuters, resultando em um aumento de 319% nas postagens em outras línguas nesta sexta-feira, 18. No Brasil, um levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que oito dos dez principais Trending Topics no X estavam relacionados à ação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Por determinação de Moraes, Bolsonaro deverá cumprir medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar redes sociais. Além disso, o ex-presidente terá que respeitar o recolhimento domiciliar das 19h às 7h, inclusive nos fins de semana, e não poderá se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou outros réus e investigados pelo STF.
Os termos mais mencionados nas redes sociais incluem "GRANDE DIA", "TOC TOC TOC" e o nome de Jair Bolsonaro, que alcançou 126 mil menções. A análise de 210 mil postagens indicou um pico de interações às 10h, com mais de 21 milhões de impressões. Entre os perfis mais engajados estavam influenciadores de esquerda e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que teve uma das publicações mais compartilhadas do dia.
A repercussão internacional foi significativa, com jornais como El País e The Guardian destacando o risco de fuga de Bolsonaro e a influência de seu filho, Eduardo, em Washington. A Al Jazeera e o The New York Times também abordaram a rivalidade crescente entre Brasil e Estados Unidos, enfatizando o lobby do filho do ex-presidente para influenciar sanções ao Brasil. Outros veículos, como La Nación, Reuters e Le Figaro, também noticiaram o caso.