Agentes de segurança do Pará intensificam ações em todos os 144 municípios do estado para combater práticas criminosas e desmatamento ilegal. No último domingo (27), durante a 62ª fase da Operação Curupira, uma fiscalização no Km 46 da BR 163, em Novo Progresso, resultou na prisão em flagrante de um homem de 60 anos, proprietário de uma área devastada, por crimes ambientais e corrupção ativa.
A operação, coordenada pelas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), visa identificar e responsabilizar os mandantes de crimes ambientais. O titular da Segup, Ualame Machado, destacou que a prisão reforça a eficácia das ações de fiscalização e investigação, que têm sido fundamentais desde o início da operação em 2023.
Durante a abordagem, o suspeito foi flagrado portando duas motosserras sem autorização legal e tentou subornar os fiscais com a oferta de R$ 5 mil para evitar a autuação. Ele foi levado à Delegacia de Novo Progresso, onde foi autuado por corrupção ativa e crimes ambientais, conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/98. Além das motosserras, uma carregadeira também foi apreendida.
A Operação Curupira, deflagrada em fevereiro de 2023, já contabiliza mais de 2.260 fiscalizações e 90 prisões em flagrante. As ações incluem monitoramento por satélite e vistorias técnicas, com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal e proteger o patrimônio ambiental do Pará.