Na manhã desta quarta-feira (9), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Gaeco/MPMS) deflagrou a Operação Blindspot, cumprindo 37 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada no tráfico de cocaína. A ação ocorre em cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, incluindo Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Caiuá, Campinas, Mairinque, Mirandópolis, São José do Rio Preto e Uberaba.
A investigação, iniciada em setembro de 2024, foi motivada pela apreensão de uma significativa quantidade de drogas escondidas em cilindros de oxigênio, totalizando 146 kg de cocaína, 267,9 kg de pasta base, 7,5 kg de haxixe marroquino e 2,2 kg de skunk. A quadrilha utilizava caminhões de carga para o transporte dos entorpecentes, camuflando-os em estepes, cilindros adulterados e mochilas para evitar a fiscalização.
O Gaeco informou que um policial penal está entre os suspeitos da organização, que possui uma estrutura complexa e uma ampla rede de distribuição. A operação conta com o apoio do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, reforçando o combate ao tráfico de drogas na região.