Nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil da Bahia prendeu três pessoas e um suspeito foi baleado durante a "Operação Apate", que investiga um esquema de fraudes veiculares que movimentou mais de R$ 1 milhão. As ações ocorreram em Salvador, na região metropolitana e no sudoeste da Bahia, com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em diversos bairros e municípios.
Entre os materiais apreendidos estão veículos, duas pistolas, munições, documentos e equipamentos eletrônicos, encontrados em residências e empresas ligadas ao esquema. Os mandados foram cumpridos em locais como Uruguai, Águas Claras e Retiro, em Salvador, além de Lauro de Freitas, Simões Filho, Itambé, Itapetinga e Vitória da Conquista.
Durante a operação, dois homens foram detidos em Itambé e um em Itapetinga. O suspeito baleado, que não era alvo da operação, foi atingido durante um confronto com os policiais no bairro de Narandiba, em Salvador, e está internado em uma unidade de saúde. A pistola calibre 9 mm que estava com ele foi apreendida.
As investigações, que começaram há mais de um ano pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, revelaram que o grupo envolvido é composto por despachantes e servidores públicos, que realizavam transferências fraudulentas de veículos para obter financiamentos bancários sem o consentimento dos proprietários. A polícia continuará as investigações para identificar e prender todos os envolvidos no esquema.