A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou nesta sexta-feira, 25, que o Comitê Ministerial Conjunto de Acompanhamento (JMMC) não possui autoridade para decidir sobre os níveis de produção de petróleo. A próxima reunião do comitê está agendada para 28 de julho, segunda-feira, e seu papel se limita a monitorar a conformidade com os ajustes de produção e revisar as condições do mercado.
A declaração da Opep surge em resposta a especulações na imprensa que sugeriam que o encontro poderia resultar em mudanças na oferta de petróleo. A organização enfatizou que as alegações que associam a reunião do JMMC a alterações na produção são imprecisas e fora do escopo de suas atribuições.
Além disso, a agência Reuters, citando quatro delegados anônimos da Opep, informou que o painel da Opep e seus aliados (Opep+) não deve alterar os planos atuais de aumento da produção durante a reunião de segunda-feira. A expectativa é que o comitê mantenha a estratégia previamente estabelecida, sem ajustes significativos na oferta.