A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) enfatizou, nesta segunda-feira, 28, a importância do cumprimento integral dos cortes de produção acordados entre seus membros. A declaração foi feita após a 61ª reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC), onde foram analisados os dados de produção referentes aos meses de maio e junho. O grupo destacou a conformidade geral entre os países, mas alertou para a necessidade de compensação por desvios anteriores.
O comitê solicitou que os países que não atingiram os níveis de produção exigidos apresentem planos de compensação ao Secretariado da Opep até 18 de agosto de 2025. A Opep+ também reafirmou seu compromisso em monitorar a adesão aos ajustes de produção acordados na cúpula realizada em 5 de dezembro de 2024, além dos cortes voluntários adicionais discutidos em fevereiro deste ano.
A nota oficial do comitê ressalta que ele possui a autoridade para convocar reuniões adicionais ou solicitar um encontro ministerial, conforme estabelecido no encontro de dezembro. A próxima reunião do JMMC está agendada para 1º de outubro de 2025.