O chefe da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, declarou neste sábado (26) que a retomada do lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza é ineficaz diante da grave crise humanitária que atinge a região. Em uma postagem no X, Lazzarini afirmou que essa abordagem não resolverá a crescente fome e pode resultar em mortes de civis. A declaração surge após um funcionário israelense anunciar que os lançamentos de ajuda seriam retomados em breve, com coordenação dos Emirados Árabes Unidos e da Jordânia.
A situação em Gaza se agrava, com organizações internacionais alertando para um aumento da desnutrição infantil. Lazzarini enfatizou que a fome, provocada por fatores humanos, requer uma resposta política efetiva e pediu à ONU que intervenha de forma ampla e sem restrições. A pressão internacional sobre Israel tem aumentado devido à deterioração das condições humanitárias, especialmente após o bloqueio severo imposto em março, que resultou em escassez de alimentos e medicamentos.
Em resposta, o Exército israelense afirmou que não limita o número de tráfegos que entram na Faixa de Gaza e que as organizações humanitárias não retiram ajuda ao entrar no território. No entanto, muitas dessas organizações relataram enfrentar dificuldades e restrições que dificultam sua atuação na crise. O Cogat, órgão do Ministério da Defesa de Israel, informou que 600 caminhões estão aguardando para serem descarregados por agências internacionais, evidenciando a complexidade da situação humanitária na região.