A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou, nesta quarta-feira (27), a nomeação de Jennifer DJ Nordquist como diretora-geral adjunta. A decisão foi comunicada pela diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, que destacou a vasta experiência de Nordquist em liderança econômica e política. A nova diretora-geral adjunta, que atualmente integra o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, substituirá Angela Ellard, que deixará o cargo no final de agosto e assumirá oficialmente em 1º de outubro.
Okonjo-Iweala ressaltou que Nordquist será uma peça fundamental na equipe de alta gerência da OMC, com a missão de promover o comércio como uma ferramenta para elevar os padrões de vida, gerar empregos e melhorar as condições de vida das populações. A nomeação ocorre em um momento crucial para a OMC, que busca fortalecer a colaboração entre seus membros em meio a desafios globais.
Além da nova nomeação, a OMC também anunciou a recondução dos diretores-gerais adjuntos em exercício: Johanna Hill, de El Salvador, Jean-Marie Paugam, da França, e Xiangchen Zhang, da China, que continuarão em seus cargos por mais quatro anos.