A edição deste ano da Olímpiada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) distribuirá R$ 4 milhões entre os 10 mil alunos mais bem colocados na competição. Cada participante premiado receberá R$ 400 em títulos públicos do Tesouro Selic. A iniciativa, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela B3, visa incentivar a educação financeira entre estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, incluindo alunos de escolas públicas, privadas e da educação de jovens e adultos (EJA).
As inscrições para a olimpíada devem ser feitas pelas escolas até 1º de setembro, sendo que apenas as instituições podem indicar os estudantes participantes. As provas estão agendadas para 9 de setembro, com resultados preliminares a serem divulgados em 20 de outubro. Entre 10 de novembro e 10 de março, os alunos devem cadastrar-se em uma plataforma específica para concorrer aos prêmios, submetendo o certificado de medalhista conquistado na prova.
Na edição anterior, a competição contou com a participação de 546 mil estudantes de 2.234 cidades, representando cerca de 43% dos municípios brasileiros. Neste ano, já são mais de 4 mil escolas inscritas de 1.825 cidades. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou a importância da educação financeira, afirmando que "é um pilar fundamental para a construção de um país mais justo e equilibrado".