Oito pessoas foram indiciadas em Fortaleza, Ceará, nesta quarta-feira (9), pela Polícia Civil do Amapá, acusadas de envolvimento em um esquema de golpe conhecido como falsa central telefônica. A ação criminosa, que resultou em um prejuízo de R$ 14 mil para uma vítima de Macapá, foi identificada pela Delegacia Especializada de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE).
As investigações revelaram que os indiciados faziam parte de uma rede de lavagem de dinheiro, utilizando contas bancárias de empresas de fachada, algumas criadas há apenas um dia, para dificultar a identificação dos beneficiários reais. A vítima relatou ter recebido uma mensagem de seu banco sobre uma compra não reconhecida, que a levou a contatar a suposta 'central de segurança'.
Ao seguir as instruções dos golpistas, a vítima foi orientada a realizar transferências via PIX, resultando em três transações para uma conta desconhecida. Após a identificação dos envolvidos, a polícia bloqueou R$ 121 mil em bens e valores relacionados ao esquema. Se condenados, os acusados podem enfrentar penas de até 18 anos de reclusão e multa.