A Octopus Energy, maior concessionária de energia do Reino Unido, anunciou uma parceria com a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD para oferecer um novo serviço que promete reduzir os custos de carregamento para proprietários de veículos elétricos (VEs). O Power Pack Bundle, lançado em setembro, inclui um carro BYD Dolphin alugado e um carregador bidirecional que permite que o veículo funcione como uma bateria, enviando eletricidade de volta à rede durante horários de pico.
Este sistema, conhecido como veículo-rede (V2G), possibilita o carregamento dos carros em momentos de baixa demanda e a devolução de energia à rede quando a demanda aumenta. A tecnologia visa equilibrar os picos de carga na rede elétrica, permitindo que os clientes se beneficiem de eletricidade mais barata ou até gratuita ao carregar seus veículos.
O CEO da Octopus, Greg Jackson, destacou que a empresa pode utilizar as baterias dos veículos para equilibrar a rede e, assim, gerar receita que pode ser revertida em economia para os motoristas. Com um custo mensal inferior a 300 libras (aproximadamente R$ 2.236), o plano pode resultar em uma economia anual de até 620 libras (cerca de R$ 4.620) em eletricidade. Jackson também enfatizou a simplicidade do serviço, que requer apenas que os motoristas conectem seus carros à tomada durante a noite.
A iniciativa surge em um momento em que a Octopus se consolida como líder de mercado, superando a British Gas em participação no setor de energia residencial. Além disso, a empresa planeja expandir seu modelo V2G para a China, um mercado em crescimento para tecnologias de energia renovável, onde um terço da eletricidade já provém de fontes renováveis, segundo Jackson.