As obras de prolongamento da Avenida Pompeu de Toledo, em Araçatuba (SP), começaram a receber preparativos nesta sexta-feira (18), após seis meses de interdição parcial. O trecho, anteriormente de terra, apresentava problemas como buracos e afundamentos, gerando reclamações da população e comprometendo o tráfego na região.
Máquinas já estão no local e um canteiro de obras foi montado. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Botelho Cubas, os trabalhos de escavação devem iniciar na próxima semana, após medições topográficas. "A obra está pronta para começar", afirmou o secretário à TV TEM.
A intervenção inclui a substituição da tubulação do emissário de esgoto pela concessionária Samar, além de possíveis melhorias na drenagem. O cronograma das obras é estimado em 120 dias, dependendo da empresa responsável pelos serviços de saneamento. Durante a execução, o trecho entre as ruas Peru e Tupinambás ficará totalmente interditado, com monitoramento de equipes de apoio para um quarteirão onde residem moradores, que foram previamente informados sobre a interdição.
A prefeitura alerta a população para evitar o trecho interditado, uma vez que a circulação de veículos em áreas de obras representa riscos para motoristas, trabalhadores e pedestres. Apesar da sinalização, alguns motoristas têm desrespeitado as interdições, aumentando os riscos de acidentes.