As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Óbidos, no oeste do Pará, estão intensificando a orientação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais como parte da campanha "Julho Amarelo". A ação, que ocorre ao longo do mês de julho, visa alertar a população sobre os riscos da doença, que pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, álcool e doenças autoimunes.
A diretora-executiva de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Isabela Taketomi, destacou a importância dos testes rápidos, uma vez que as hepatites B e C podem levar a complicações graves, como câncer de fígado e cirrose, sem apresentar sintomas visíveis. "A doença é silenciosa e pode passar anos sem sinais", afirmou Taketomi, ressaltando a necessidade de conscientização e testagem, especialmente para aqueles com predisposição a agravos no fígado.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está coordenando mobilizações que envolvem Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras da Atenção Primária à Saúde para oferecer testes rápidos e ações educativas. No dia 28 de julho, será realizado um "Dia D" de testagem em todas as UBSs, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com a oferta de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Além disso, haverá testagens em locais públicos, como a Feira Livre do Produto Rural e o Antigo Porto da Companhia Docas do Pará, nos dias 22 e 29 de julho, respectivamente. O SUS disponibiliza gratuitamente os testes rápidos e vacinas para hepatites A e B, com o uso de preservativos recomendado para prevenção de todas as formas da doença.