O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) emitiu um alerta nesta sexta-feira (11) para a possibilidade de novas tempestades em partes do Texas e do Novo México, após inundações que resultaram em mais de 100 mortes. O NWS informou que um aviso de 'risco leve' abrange grande parte das Planícies do Sul, incluindo áreas do centro e norte do Texas, onde as condições climáticas permanecem instáveis. A previsão indica que a alta umidade pode intensificar as chuvas neste fim de semana e na próxima semana.
Além disso, o NWS alertou para o retorno do risco de inundações repentinas nas Planícies do Sul, especialmente no centro do Texas, e para tempestades severas em partes do Meio-Oeste. Este aviso ocorre enquanto as autoridades continuam a busca por mais de 170 pessoas desaparecidas devido às inundações do último fim de semana, que afetaram principalmente o condado de Kerr e arredores de San Antonio, onde cerca de 120 mortes foram confirmadas.
O presidente Donald Trump programou uma visita à região nesta sexta-feira, em meio a críticas da oposição sobre o sistema de alertas de inundações e cortes de funcionários em órgãos meteorológicos como o NWS. No Novo México, três pessoas, incluindo duas crianças, perderam a vida na terça-feira devido a inundações na cidade de Ruidoso, conforme informações de autoridades locais.