Dois e-books inéditos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram lançados com o objetivo de transformar a relação de estudantes da educação básica com a ciência. Os materiais, voltados para alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio, visam tornar o conhecimento científico mais acessível e atraente para o público jovem.
Os e-books, intitulados "Descobrindo o Desconhecido: Como a ciência nos ajuda a entender a realidade" e "O coaxo dos sapos", foram elaborados pelo pesquisador José Vinícius Bernardy Cardoso, sob a coordenação do professor Rogério Pereira Bastos, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa faz parte do plano de comunicação científica do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e busca estimular o pensamento crítico entre os alunos e auxiliar professores na aplicação do método científico em sala de aula.
Marcos Arriel, presidente da Fapeg, destacou a importância da iniciativa como um investimento na base da ciência brasileira, afirmando que "ensinar aos estudantes o que é ciência e sua importância é uma forma de democratizar o conhecimento e combater a desinformação". Os e-books foram desenvolvidos com recursos de uma chamada pública do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, totalizando R$ 45 mil em investimento.
A distribuição dos livros físicos será feita gratuitamente a professores de educação básica em Silvânia, Montividiu e Rio Verde, após a realização de um curso de formação. Os e-books estão disponíveis para acesso gratuito online, visando ampliar o alcance e a democratização do conhecimento científico entre os jovens estudantes.