A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou que o novo edital de licitação para a concessão do transporte público coletivo será publicado em outubro de 2023. A informação foi divulgada na última sexta-feira (18) e inclui sugestões coletadas durante a consulta pública realizada entre abril e julho deste ano.
Entre as principais mudanças previstas, destaca-se a manutenção de tecnologias limpas na frota de ônibus, que poderão utilizar eletricidade, gás natural, biometano ou hidrogênio. Além disso, o edital prevê a revisão das linhas de transporte para otimizar o sistema e a redução dos custos relacionados à concessão, como diesel e mão de obra.
O Grupo de Trabalho Intersecretarial, composto por técnicos de diversas secretarias e com o apoio de instituições como a Fipe e a ANTP, está revisando os textos do edital. Até o momento, cerca de 400 das 1,1 mil contribuições da população já foram respondidas e estão disponíveis no site da Emdec. Após a publicação do edital, as empresas terão 45 dias úteis para apresentar suas propostas.
A nova licitação é uma resposta a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em processos anteriores, que resultaram em suspensões e reformulações do edital. A expectativa é que o novo processo traga melhorias significativas para o transporte público da cidade.