Nove municípios de Sergipe apresentaram altos índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) revelou que as cidades de Cedro de São João, Barra dos Coqueiros, Riachão do Dantas, Malhador, Santa Luzia do Itanhy, Itabaiana, Cumbe, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória estão em situação de alto risco, com índices variando de 4,0 a 6,6.
O LIRAa classifica os índices de infestação em três categorias: satisfatório (0 a 0,9), médio (1,0 a 3,9) e alto risco (acima de 4,0). Além dos nove municípios em alto risco, outros 44 registraram média infestação e 21 apresentaram baixo risco.
A SES destacou que, em janeiro, apenas dois municípios estavam na faixa de alto risco, número que subiu para três em março e chegou a seis em maio. A crescente infestação levanta preocupações sobre a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus.