A Nissan Motor Co. anunciou nesta terça-feira (15) o fechamento de sua fábrica em Oppama, localizada na província de Kanagawa, ao sul de Tóquio, com a produção de veículos programada para ser encerrada em março de 2028. A decisão faz parte de um plano de reestruturação da montadora, que visa melhorar sua rentabilidade em meio a dificuldades financeiras e queda nas vendas, especialmente na China.
Todos os modelos atualmente fabricados ou previstos para produção na unidade de Oppama serão transferidos para a fábrica Nissan Motor Kyushu, na província de Fukuoka. A unidade de Oppama é historicamente significativa, sendo responsável pelo lançamento do carro elétrico Leaf em 2010, que posicionou a Nissan como líder no segmento de veículos elétricos.
A montadora, com sede em Yokohama, enfrenta um cenário desafiador, acumulando um prejuízo de 670,9 bilhões de ienes no ano fiscal encerrado em março, em comparação ao lucro de 426,6 bilhões de ienes do ano anterior. Além do fechamento da fábrica, a Nissan já havia anunciado a redução de sua força de trabalho global em 15%, o que representa cerca de 20.000 funcionários, e a diminuição do número de fábricas de 17 para 10, com a capacidade de produção reduzida de 3,5 milhões para 2,5 milhões de veículos.
A empresa afirmou que a transferência da produção deve resultar em uma significativa redução dos custos de fabricação no Japão, fortalecer a competitividade das fábricas e apoiar o crescimento a longo prazo da Nissan. Detalhes sobre os custos relacionados à transferência de produção serão divulgados no anúncio financeiro do primeiro trimestre, previsto para o final de julho.