A Netflix anunciou a implementação de inteligência artificial generativa para criar efeitos visuais em sua série argentina 'El Eternauta'. O co-CEO da empresa, Ted Sarandos, fez o anúncio na quinta-feira, 17 de julho de 2025, durante a divulgação do balanço financeiro do segundo trimestre. Esta é a primeira produção da plataforma a incorporar imagens geradas por IA em seus efeitos visuais.
A tecnologia foi utilizada para criar uma cena impactante que retrata o desabamento de um prédio em Buenos Aires, com a conclusão dos efeitos visuais ocorrendo dez vezes mais rápido do que os métodos tradicionais. A decisão de integrar a inteligência artificial na produção visa reduzir custos, conforme explicou Sarandos.
A série 'El Eternauta', que conta com uma temporada e seis episódios, narra a luta de sobreviventes em meio a uma devastadora nevasca tóxica. Apesar da adoção da nova tecnologia, Sarandos enfatizou que a inteligência artificial não substitui o trabalho humano, destacando que "são pessoas reais fazendo trabalho real com ferramentas melhores". Ele acrescentou que os criadores da série já estão percebendo os benefícios da IA na pré-visualização e no planejamento de cenas.