A Nestlé anunciou nesta quinta-feira (24) uma revisão de seu segmento de vitaminas, minerais e suplementos, devido ao desempenho abaixo das expectativas de vendas no primeiro semestre de 2023. A decisão pode resultar no desinvestimento de marcas como Nature’s Bounty e Puritan’s Pride, que geram cerca de 1 bilhão de francos suíços em vendas anuais. A medida visa otimizar o portfólio da companhia, que enfrenta desafios em um cenário de desaceleração econômica global.
As ações da Nestlé, maior produtora de alimentos do mundo, caíram 4,7% nas primeiras horas de negociação, atingindo o menor nível em seis meses. A pressão sobre os resultados financeiros se intensifica para o presidente-executivo Laurent Freixe, que busca recuperar o valor das ações da empresa, que tem se mostrado inferior ao de concorrentes como Unilever e Danone desde sua nomeação em agosto de 2022.
Embora a Nestlé mantenha sua meta de crescimento orgânico de vendas para 2025, com uma expectativa de margem de lucro operacional de 16% ou mais, os resultados do primeiro semestre indicam um crescimento orgânico de apenas 2,9%, ligeiramente acima das previsões, mas com um crescimento interno real de apenas 0,2%. A companhia atribui a queda de 1,8% nas vendas totais, que somaram 44,2 bilhões de francos suíços, ao fortalecimento do franco suíço e à resistência dos consumidores em aceitar aumentos de preços.