A Neoenergia (NEOE3), por meio de sua subsidiária Neoenergia Renováveis, anunciou um acordo com a Ambev (ABEV3) para a venda de 5,73% de participações minoritárias em três sociedades de propósito específico, Oitis 3, 5 e 7, que fazem parte do Complexo Eólico de Oitis, localizado nos estados do Piauí e Bahia. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições, mas ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes.
Além da venda de participações, o acordo inclui um contrato de compra e venda de energia (PPA), que visa facilitar a autoprodução de energia eólica pela Ambev. A empresa receberá uma média de 55 megawatts (MW) até o ano de 2033, o que representa um passo significativo na busca por fontes de energia renovável e sustentabilidade.
Essa parceria entre as duas gigantes do setor reflete um movimento crescente no Brasil em direção à adoção de energias limpas, alinhando-se às metas de redução de emissões de carbono e à transição energética do país. A Neoenergia e a Ambev buscam, assim, fortalecer suas operações e contribuir para um futuro mais sustentável.