Dois navios de cruzeiro, MSC Seaview e Costa Diadema, serão utilizados como hotéis temporários durante a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém, Pará, entre 10 e 21 de novembro. As embarcações, com capacidade para até 6 mil leitos, foram contratadas pela Secretaria Extraordinária para a COP30 e a Embratur, visando acomodar mais de 40 mil participantes, incluindo delegações da ONU, observadores e empresários.
A disponibilização das acomodações será feita em etapas, priorizando 98 países em desenvolvimento e ilhas, com diárias que variam de até US$ 220 a US$ 600 para demais países. A contratação dos navios foi formalizada nesta semana, e as cabines serão comercializadas pela operadora de viagens selecionada através de chamamento público.
Os navios ficarão ancorados no Terminal Portuário de Outeiro, que está sendo ampliado para o evento. Uma ponte facilitará o acesso ao local da conferência em aproximadamente 30 minutos. Além dos navios, o governo do Pará está transformando 17 escolas públicas em hostels temporários e negociando com plataformas como Airbnb e Booking para aumentar a oferta de hospedagem durante o evento.