O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, durante uma entrevista à Fox Business nesta terça-feira, 8. Navarro elogiou a política econômica do ex-presidente Donald Trump, afirmando que suas iniciativas comerciais estão gerando resultados positivos e que os acordos firmados cobrem quase 90% do déficit comercial dos Estados Unidos.
Navarro acusou Powell de ser parcial e questionou a eficácia de um banco central independente sob sua liderança. "Temos um Fed partidário com o Powell", disse, enfatizando que as atuais taxas de juros estão prejudicando o crescimento econômico do país. Ele estimou que as taxas atuais podem ter causado a perda de até 750 mil empregos e um aumento de US$ 150 bilhões no déficit fiscal.
Em relação à inflação, Navarro minimizou os riscos, afirmando que o verdadeiro problema eram as expectativas inflacionárias dos consumidores. Ele destacou que a queda dessas expectativas indica progresso no combate à inflação. Por fim, Navarro reiterou sua crença de que as políticas econômicas de Trump, apelidadas de "Trumpnomics", são mais eficazes do que as implementadas por Obama e Biden, prometendo um crescimento econômico mais rápido e sem inflação.