As inscrições para o mutirão "Meu Pai Tem Nome", promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), estão abertas e podem ser realizadas online. O evento ocorrerá no dia 16 de agosto em mais de 50 unidades da Defensoria Pública em diversas cidades do interior de São Paulo, como Bauru, Marília, Sorocaba e Jundiaí.
Além da realização de testes de DNA, o mutirão oferecerá orientação jurídica especializada em direito de família, bem como encaminhamentos para conciliação entre as partes e o reconhecimento voluntário e extrajudicial de paternidade. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente por meio de um formulário disponível no site da Defensoria Pública de São Paulo.
A Defensoria Pública destaca que, no dia do mutirão, não será realizada avaliação socioeconômica dos participantes, sendo este procedimento necessário apenas caso haja a necessidade de ajuizar uma ação judicial posteriormente. O reconhecimento de paternidade é considerado fundamental para assegurar direitos básicos das crianças, como acesso a herança e benefícios previdenciários, além de promover o direito à identidade e ao vínculo familiar.