Neste sábado (5), o mutirão ‘Agora Tem Especialistas’ promoveu, de forma simultânea, mais de 1,1 mil cirurgias e 10 mil procedimentos, consultas e exames especializados em 45 hospitais universitários federais em 24 estados do Brasil. A iniciativa, resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e reduzir o tempo de espera por serviços especializados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que este é o maior mutirão do Sistema Único de Saúde (SUS) já realizado no país, abrangendo mil tipos diferentes de cirurgias e procedimentos. Ele enfatizou a importância de priorizar atendimentos a pacientes oncológicos, ressaltando que, no caso do câncer, “tempo é vida”. Além disso, Padilha mencionou a necessidade de acelerar o atendimento em áreas como ginecologia, ortopedia e oftalmologia.
Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou que desde março, 89 mil cirurgias foram realizadas através do programa. Ele anunciou que mais dois mutirões Dia-E estão programados para setembro e dezembro deste ano, com a orientação para que os hospitais ampliem o horário de funcionamento, incluindo atendimentos aos fins de semana. A ação busca não apenas atender a população, mas também formar novos profissionais de saúde, integrando ensino e prática no SUS.