Os municípios de São José do Cerrito, Urubici e Campo Belo do Sul, localizados na Serra Catarinense, participaram da 1ª Mostra Boas Práticas de Cuidado e Bem Viver de Santa Catarina, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em julho. O evento teve como objetivo evidenciar ações que promovem o cuidado integral em saúde mental e a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora regional da Atenção Primária à Saúde, Roseni Firmino, destacou a importância da participação dos municípios, ressaltando o compromisso com a saúde mental e o cuidado integral. Durante a mostra, São José do Cerrito apresentou quatro iniciativas voltadas para a saúde mental de jovens e profissionais da saúde, incluindo rodas de conversa e atividades educativas sobre uso racional de medicamentos.
Urubici também contribuiu com o projeto que visa otimizar o fluxo de encaminhamentos em saúde mental, enquanto Campo Belo do Sul apresentou uma ação focada no autocuidado e na educação permanente da equipe de saúde local. As iniciativas foram apoiadas pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) e outras instituições parceiras.
A Mostra deixou como legado a implementação de projetos que reafirmam um SUS pautado na escuta e no acolhimento, promovendo a valorização da diversidade nos cuidados em saúde. Para mais informações, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde está disponível para contato.