O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro passará a contar com um novo modelo de julgamento a partir do carnaval de 2026. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que o número de jurados aumentará para 54, com seis avaliadores por quesito, em uma decisão que busca garantir maior transparência no processo de avaliação. A mudança foi oficializada em uma votação realizada na quarta-feira, 23 de outubro, com a presença de presidentes e representantes das 12 escolas de samba.
Além do aumento no número de jurados, o posicionamento das cabines de avaliação no Sambódromo também será alterado. Duas cabines ficarão posicionadas uma em frente à outra, uma no setor par e outra no ímpar, uma decisão que foi baseada em um seminário realizado em maio com os dirigentes das escolas. Essas alterações visam proporcionar desfiles mais fluidos, permitindo que as agremiações realizem três paradas para apresentação dos quesitos, em vez das quatro paradas do modelo anterior.
As notas dos jurados continuarão a ser divulgadas ao final de cada dia de desfile, conforme acordado entre as agremiações. O carnaval de 2024 está agendado para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis melhores escolas retornando para o Sábado das Campeãs no dia 21 do mesmo mês.