Após semanas de chuvas frequentes, Belém experimenta um novo padrão climático com céu nublado nas manhãs e aumento da temperatura durante as tardes. Segundo Adriroseo Raimundo Alves dos Santos, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, a cidade está em um período naturalmente menos chuvoso, que se estende de junho a dezembro, mas este ano apresenta características particulares devido à neutralidade climática, sem a influência do El Niño ou La Niña.
Embora a média histórica de chuvas para julho em Belém seja de 156 milímetros, já foram registrados 177 milímetros entre os dias 1º e 16 do mês, superando as expectativas. Nos dias 14 e 15, a capital não teve precipitação, e a previsão para esta sexta-feira (18) indica tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas no final da tarde, e temperaturas variando entre 24°C e 33°C.
O cenário deve se manter semelhante no sábado (19), com calor e leve aumento na probabilidade de chuvas à tarde. No domingo (20), a previsão é de aumento da nebulosidade e chuvas mais generalizadas, com 75% de chance de precipitação entre 14h e 18h. Especialistas indicam que o verão amazônico deve se intensificar em agosto e setembro, com uma redução gradual das chuvas até outubro, antes de um novo aumento em dezembro.