Após semanas de chuvas frequentes em Belém, a capital paraense apresenta um novo padrão climático com céu nublado nas manhãs e aumento das temperaturas durante as tardes. Segundo Adriroseo Raimundo Alves dos Santos, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, estamos em um período naturalmente menos chuvoso, que vai de junho a dezembro, mas este ano é atípico devido à neutralidade climática, sem influências diretas do El Niño ou La Niña.
Até o dia 16 de julho, Belém acumulou 177 milímetros de chuva, superando a média histórica de 156 mm para o mês. Nos dias 14 e 15, no entanto, não houve precipitação, e a previsão para esta sexta-feira (18) indica um dia parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas no final da tarde, apenas 15% de chance de ocorrência. As temperaturas devem variar entre 24°C e 33°C.
O cenário deve se manter semelhante no sábado (19), com mínimas de 24°C e máximas de 33°C, e aumento da probabilidade de chuvas à tarde. Já no domingo (20), a expectativa é de maior nebulosidade e 75% de chance de chuvas fracas entre 14h e 18h. O meteorologista prevê que o verão amazônico se intensifique em agosto e setembro, com uma redução gradual das chuvas até outubro, seguida por um novo aumento em dezembro.