A MRV&Co anunciou nesta segunda-feira (14) que suas vendas líquidas na divisão de incorporação alcançaram R$ 2,69 bilhões no segundo trimestre de 2023, representando um crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impactado por atrasos no repasse de recursos de programas regionais de habitação, conforme dados preliminares divulgados pela empresa.
Os lançamentos da construtora apresentaram um aumento significativo de 54,2% na comparação anual e de 19% em relação ao trimestre anterior, totalizando um valor geral de vendas (VGV) de R$ 3,45 bilhões. No entanto, as vendas não repassadas somaram R$ 310 milhões, correspondendo a cerca de 1,3 mil unidades, com mais da metade das vendas ocorrendo no segundo trimestre.
O diretor financeiro da MRV&Co, Ricardo Paixão, destacou que os trimestres dois e três costumam ser mais fortes em lançamentos. A empresa também reportou uma geração de caixa de R$ 136,4 milhões, embora tenha enfrentado um consumo de caixa ajustado de R$ 33,68 milhões, devido à trava nos repasses e mudanças nos critérios da Caixa Econômica Federal.
Além disso, a MRV&Co anunciou uma baixa contábil de US$ 144 milhões relacionada à venda de ativos da Resia, refletindo no resultado do segundo trimestre. A operação nos Estados Unidos gerou um caixa de US$ 39,3 milhões, apesar de um consumo de US$ 65,9 milhões. As ações da MRV&Co apresentaram alta de 2,96%, fechando a R$ 6,27 nesta segunda-feira.