O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) retoma nesta segunda-feira (28) a audiência pública que discute medidas de segurança para pedestres e ciclistas que atravessam o Eixo Rodoviário (Eixão) e os eixinhos paralelos, no Plano Piloto. A audiência, que teve início em março deste ano, está marcada para as 14h15 e será transmitida pelo canal oficial do MP no YouTube.
Durante o encontro, representantes da Polícia Militar do DF serão ouvidos para discutir a crescente insegurança nas passagens subterrâneas, que apresentam problemas de iluminação e conservação. A falta de segurança tem levado muitos a atravessar as pistas, aumentando o risco de acidentes.
Em 2024, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) do DF ajuizou uma ação contra o governo do DF e outros órgãos, exigindo a implementação de medidas adicionais de segurança. O documento critica a atual política de mobilidade urbana, que prioriza o uso de veículos em detrimento de pedestres e ciclistas, e ressalta a necessidade de preservar o Conjunto Urbanístico de Brasília.
A ação aponta que as passagens subterrâneas estão em estado de abandono, com problemas como má iluminação, falta de acessibilidade e ausência de vigilância, o que expõe os usuários a riscos de acidentes e violência. O MPDFT enfatiza que a situação é inaceitável, especialmente em uma capital como Brasília.