Organizações ambientais estão mobilizando esforços para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete a lei do licenciamento ambiental, aprovada pela Câmara dos Deputados em 17 de junho. A campanha, que já conta com cerca de 570 mil assinaturas em uma petição online, visa atingir 750 mil apoiadores até a sanção do projeto.
Neste domingo (27), um anúncio publicitário foi veiculado na edição impressa da Folha de S. Paulo, destacando a mensagem "Veta, Lula". A peça publicitária retrata o presidente subindo a rampa do Palácio do Planalto durante sua posse em 2023, e inclui links para o site da campanha e a lista de signatários.
A nova legislação, que estabelece o primeiro marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, é defendida por setores do agronegócio e da indústria como uma forma de agilizar e padronizar processos. No entanto, ambientalistas alertam que as mudanças podem enfraquecer os controles regulatórios e diminuir a transparência, comprometendo a proteção ambiental no país.