Gilberto Ribeiro Gonçalves, de 51 anos, foi liberado nesta terça-feira (22/7) após ser preso por invadir o Shopping Flamboyant, em Goiânia, na noite de segunda-feira (21/7). O juiz Alessandro Pereira Pacheco, da 2ª Vara das Garantias, decidiu que ele responderá ao processo em liberdade, mas sob medidas cautelares.
Durante a audiência de custódia, a Justiça não exigiu fiança, mas impôs sanções, como a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por pelo menos 120 dias e a obrigatoriedade de tratamento psiquiátrico. Gilberto deverá apresentar comprovante do início do tratamento em até 10 dias e não poderá mudar de endereço sem autorização judicial.
A defesa de Gilberto alegou que ele sofre de transtornos mentais, o que foi corroborado pela família em nota oficial, que lamentou o episódio e afirmou que o incidente foi resultado de um surto psicótico. A família destacou que ele possui histórico psiquiátrico desde os 17 anos, mas sempre foi uma pessoa pacífica, sem antecedentes criminais. Exames toxicológicos também não detectaram álcool ou drogas em seu organismo.