Neste sábado (5), a motociata organizada pelo Insanos Moto Clube gerou congestionamentos significativos nas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, no sentido interior. O evento, parte da quinta edição do Bonde pela Vida, atraiu milhares de motociclistas que partiram do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 10h, em direção ao Parque da Uva, em Jundiaí.
A AutoBAn, concessionária responsável pela administração das rodovias, informou que os congestionamentos atingiram até 22 km na Bandeirantes e 8 km na Anhanguera, com os maiores impactos registrados entre 12h21 e 12h58. Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, 23 equipes foram mobilizadas, mas mesmo assim, as saídas dos kms 55 e 57 da Bandeirantes foram temporariamente interditadas, e o pedágio do km 39 foi fechado para facilitar a passagem das motos.
O Bonde pela Vida, que ocorre até este domingo (6), é um evento que visa promover a saúde mental e o acolhimento familiar, com uma programação que inclui ações sociais e shows. Em entrevista, o diretor financeiro do Insanos MC, Mi, destacou a importância de trazer as famílias para o mundo motociclístico e a necessidade de abordar questões de saúde mental entre os participantes. O Insanos, considerado o maior motoclube do Brasil, conta atualmente com cerca de 20 mil integrantes em 72 países.