Centenas de motociclistas participaram, neste sábado (20), da tradicional moto romaria em homenagem a Sant’Ana, padroeira de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará. O evento, que integra a programação religiosa e cultural em celebração aos 311 anos da festividade, é uma das mais esperadas da região.
A concentração teve início em frente à Igreja Matriz de Sant’Ana, onde os participantes receberam uma bênção especial antes de seguirem em um comboio pela rodovia PA-407, percorrendo aproximadamente 18 quilômetros até a Vila Maiuatá, onde novas homenagens à padroeira foram realizadas.
Considerada um símbolo de devoção para os moradores, a moto romaria é uma forma de agradecer e pedir proteção à santa. A programação da festividade continuará até o dia 26 de julho, incluindo missas, procissões, apresentações culturais e eventos comunitários.
Um dos momentos mais aguardados ocorrerá neste domingo (21), com o círio fluvial, quando a imagem de Sant’Ana será conduzida em um barco pelos fiéis, em procissão pelas águas da região.