No dia 13 de julho, a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, receberá a Mostra de Cinema Indígena, que apresentará filmes de cineastas de diversas etnias do Brasil. A programação, que é gratuita e aberta ao público, ocorrerá das 11h às 21h30, com inscrições disponíveis no site spaudiovisualhub.com.br.
Organizada pelo São Paulo Audiovisual Hub, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a mostra contará com a exibição de obras de 11 cineastas pertencentes aos povos Guarani, Kuikuro, Huni Kuin, Yanomami, Munduruku, Tukano, Tupinambá, Ikpeng e Guajajara. A curadoria é de Carolina Caffé, Kerexu Martim Guarani e Edivan Guajajara.
Após as exibições, haverá debates com realizadores e lideranças indígenas, incluindo Beka Munduruku e Richard Wera Mirim Guarani, promovendo um espaço de diálogo sobre as temáticas abordadas nos filmes. Entre as obras apresentadas estão "Mãri hi – A Árvore do Sonho" e "Minha Câmera é Minha Flecha", que exploram a cultura e as lutas dos povos indígenas através da linguagem cinematográfica.