O número de mortes de cavalos no Brasil, possivelmente relacionadas ao consumo da ração Forrage Horse, fabricada pela Nutratta Nutrição Animal, subiu para 238, com 70 casos registrados em Goiânia. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta sexta-feira (11/7) que está intensificando as investigações sobre as causas das mortes, que começaram a ser relatadas em 26 de maio. Na ocasião, o Mapa já havia identificado indícios de contaminantes no produto que poderiam prejudicar a saúde animal.
Além de Goiânia, outras regiões também registraram mortes de cavalos, incluindo 40 na Bahia, 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG), 8 em Jequeri (MG) e 7 em Mariana (MG). O Mapa destacou que a última inspeção na fábrica ocorreu em fevereiro deste ano e que a fiscalização é baseada em critérios técnicos, histórico do estabelecimento e denúncias recebidas.
Como resultado das investigações, o Mapa instaurou um processo administrativo fiscalizatório, lavrou um auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e comercialização de rações para equídeos. A suspensão foi ampliada para todas as rações de espécies animais após a detecção de alcaloides pirrolizidínicos, substâncias tóxicas que comprometem a segurança alimentar animal.