Uma pessoa morreu no norte do Arizona após contrair peste pneumônica, doença causada pela bactéria Yersinia pestis. O paciente faleceu menos de 24 horas após ser admitido no Flagstaff Medical Center Emergency, localizado no condado de Coconino. Esta é a primeira morte pela doença registrada na região desde 2007.
De acordo com informações divulgadas pelo hospital, o paciente recebeu tratamento inicial adequado e esforços de reanimação foram realizados, mas não tiveram sucesso. A peste pneumônica ocorre quando a bactéria se espalha para os pulmões, podendo se desenvolver a partir de infecções não tratadas de outras formas da peste, como a bubônica ou septicêmica.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alertam que, embora a peste seja rara atualmente, ainda é reportada em áreas rurais dos Estados Unidos. A transmissão da Yersinia pestis ocorre principalmente por meio de pulgas infectadas, contato com fluidos corporais de pessoas doentes ou pela inalação de gotículas respiratórias de pacientes contaminados. Os sintomas da doença geralmente aparecem entre dois e seis dias após a infecção, incluindo febre e gânglios linfáticos inchados.