A morte do icônico cantor britânico Ozzy Osbourne, anunciada na última terça-feira, 22, gerou uma onda de comoção entre fãs e artistas globalmente, refletindo-se nas plataformas de streaming. Nos últimos dias, a discografia de Osbourne e da lendária banda Black Sabbath registrou um aumento significativo no número de ouvintes no Spotify.
Como artista solo, Ozzy Osbourne viu seu público mensal saltar de 12,4 milhões para 18,7 milhões. O Black Sabbath, que ajudou a moldar o gênero heavy metal nas décadas de 1970 e 1980, também teve um crescimento expressivo, passando de 19,8 milhões para 24,6 milhões de ouvintes.
Além do aumento no número de ouvintes, faixas clássicas de Osbourne experimentaram picos de execução. "Crazy Train" acumulou 8 milhões de reproduções desde o anúncio de sua morte, totalizando 809 milhões de streams. Outras músicas como "Mama, I'm Coming Home" e "No More Tears" também registraram aumentos significativos em suas execuções.
A morte de Ozzy Osbourne ocorreu poucas semanas após seu show de despedida, "Back to the Beginning", em Birmingham, na Inglaterra. Este evento marcou a reunião final com os membros do Black Sabbath, encerrando uma das trajetórias mais influentes do rock mundial.