Sérgio Leite de Andrade, ex-presidente da siderúrgica Usiminas, faleceu nesta segunda-feira, 14, em Belo Horizonte. Com uma carreira de 49 anos na empresa, Leite ocupava atualmente o cargo de Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos e era presidente do conselho diretor do Instituto Aço Brasil. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Belo Horizonte, Leite ingressou na Usiminas em 1976 como engenheiro pesquisador, após se graduar em engenharia metalúrgica pela UFRJ. Durante sua trajetória, ocupou 15 posições executivas, incluindo a presidência da empresa entre 2016 e 2022, período marcado por desafios financeiros significativos, como o fechamento da usina de Cubatão (SP).
Além de seu papel na Usiminas, Leite era presidente do conselho da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) desde 2021 e membro do conselho estratégico da FIEMG desde 2017. Ele possuía mestrado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG e diversas especializações na área de qualidade.
Atualmente, a Usiminas é controlada pelo grupo Ternium, com participação da Nippon Steel e do fundo de previdência da siderúrgica. Leite deixa um legado significativo no setor siderúrgico brasileiro, sendo lembrado por sua dedicação e contribuição à indústria.