O publicitário e escritor Roberto Duailibi, reconhecido como um dos principais nomes da publicidade no Brasil, faleceu na sexta-feira, 18 de outubro, aos 89 anos. Duailibi, que era um dos fundadores da renomada agência DPZ, foi sepultado no dia seguinte em São Paulo. A DPZ, criada em 1968 ao lado dos sócios Francesc Petit e José Zaragoza, se destacou por suas inovações e conquistas no setor publicitário.
Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 8 de outubro de 1935, Duailibi mudou-se para São Paulo aos 12 anos, onde iniciou sua carreira publicitária em 1952. A DPZ, que teve suas origens em um estúdio de design gráfico fundado por Zaragoza e Petit, começou suas atividades em uma casa na Alameda Casa Branca, com apenas 11 funcionários e dois clientes iniciais.
A agência DPZ fez história ao conquistar o primeiro Leão de Ouro para o Brasil no Festival de Cannes em 1975, com a campanha 'Homem Com Mais de 40 Anos', criada para o Conselho Nacional de Propaganda. Além disso, em 1978, lançou o icônico Garoto Bombril, que se tornou um marco na publicidade mundial, sendo reconhecido pelo Guinness Book por ter o mesmo ator por mais tempo no ar.
Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe Brasil, destacou a importância de Duailibi para a publicidade brasileira, ressaltando sua defesa pela excelência criativa e seu papel como líder ético e generoso. A contribuição de Duailibi para o setor será lembrada por gerações futuras.