O renomado escritor e publicitário Roberto Duailibi faleceu na sexta-feira, 18 de julho de 2025, em São Paulo, aos 89 anos. Duailibi, um dos principais nomes do mercado publicitário brasileiro, era membro da Academia Paulista de Letras desde 2015 e cofundador da famosa agência DPZ, estabelecida em 1968.
Reconhecido como o "D da DPZ", Duailibi deixou sua marca na publicidade nacional com campanhas icônicas, como o Garoto Bombril e o Baixinho da Kaiser, que se tornaram referência nos anos 1990. Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ele se mudou para São Paulo aos 12 anos e iniciou sua carreira em 1952 na Colgate-Palmolive, passando por agências renomadas como McCann-Erickson e J. Walter Thompson.
Além de sua trajetória profissional, Duailibi foi presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) em duas ocasiões e atuou em conselhos de instituições como o Fundo Social e a Fundação Bienal de São Paulo. Ele também se dedicou ao ensino, lecionando na ESPM e na ECA-USP.
Recentemente, Duailibi compartilhou reflexões e histórias de sua vida em vídeos no Instagram, com seu último post realizado na quinta-feira, 17 de julho, onde recomendou a leitura do livro "Não Precisa Acender a Luz", de Mauro Ventura.