Roberto Duailibi, cofundador da renomada agência de publicidade DPZ, faleceu na sexta-feira, 18 de outubro de 2025, aos 89 anos. Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Duailibi se destacou no setor publicitário ao lado de seus sócios José Zaragoza e Francesc Petit, criando campanhas memoráveis que marcaram a história da publicidade brasileira.
Iniciando sua carreira na Colgate-Palmolive na década de 1950, Duailibi formou-se na Escola de Propaganda de São Paulo e, em 1968, fundou a DPZ, que se tornaria um símbolo de criatividade e inovação no mercado. A agência conquistou o primeiro Leão de Ouro no Festival Cannes Lions em 1975, com o filme "Homem Com Mais de 40 Anos", que abordava a importância da inclusão de trabalhadores mais velhos no mercado.
Além de sua atuação como publicitário, Duailibi foi professor na ESPM e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, compartilhando sua vasta experiência com novas gerações de profissionais. Também autor de livros sobre criatividade e marketing, ele era membro da Academia Paulista de Letras e frequentemente refletia sobre temas variados em suas redes sociais.
A DPZ, que mais tarde foi adquirida pela Publicis Groupe, deixou um legado duradouro na publicidade, sendo reconhecida como uma verdadeira escola de talentos, onde passaram nomes influentes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes. A contribuição de Duailibi à publicidade brasileira será sempre lembrada por suas campanhas icônicas e seu papel na formação de novos profissionais do setor.