O publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos principais nomes da publicidade no Brasil, faleceu na última sexta-feira, 18 de outubro, aos 88 anos. Duailibi foi cofundador da renomada agência DPZ, que iniciou suas atividades em 1968, ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza. O velório do publicitário será realizado neste sábado, 19, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, das 9h às 16h.
Nascido em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande (MS), Duailibi se mudou para São Paulo aos 12 anos, onde começou sua carreira na Colgate-Palmolive e passou por agências como CIN, McCann-Erickson e J. Walter Thompson. A DPZ, que começou com apenas 11 funcionários e dois clientes, rapidamente se destacou no cenário publicitário, conquistando o primeiro Leão de Ouro para o Brasil em 1975 no Festival de Cannes.
Entre suas contribuições mais memoráveis, destaca-se a criação do personagem Garoto Bombril, que se tornou um marco na publicidade brasileira e entrou para o Guinness Book em 1994, por ter o mesmo ator por mais tempo no ar. A trajetória de Duailibi é marcada por inovações e pela transformação do mercado publicitário no Brasil.